sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Samu Social – Big Brother de Moradores de Rua???

Confesso que eu não conhecia esta belíssima instituição – na França existe um projeto de inserção social chamado Samu Social, que consiste em dar aos moradores de rua uma segunda chance para voltarem a fazer parte da sociedade.
A própria Samu Social trata o assunto como um projeto de assistência social emergencial. No entanto, o principal problema é que o morador de rua não consegue sair das ruas, em grande parte, graças à própria sociedade que vê o mendigo como um culpado, e não como vítima do falho sistema capitalista.
Diante do problema, a agência parisiense Publicis decidiu criar uma ação de conscientização focada na população. A ideia é simplesmente genial: 04 moradores de rua foram “equipados” com óculos escuros contendo micro-câmeras, a transmitir 24h sobre 24h, transformando o dia dessas pessoas em um verdadeiro reality show. 


Através do site beinghomeless, é possível acompanhar em direto a luta diária desses mendigos para comer, dormir, tomar banho… 
Outro detalhe, muito importante: ao tentar fechar a transmissão, uma imagem impede o vídeo de fechar e avisa que “não é tão fácil assim sair das ruas”.
Veja abaixo o vídeo que exibe um trecho da gravação e o popup que impede o vídeo de finalizar:
URL da transmissão ao vivo: www.being-homeless.com
Abraços,
Marcelo Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário